QUEM SOMOS


Marcus Ottoni,

Jornalista, poeta, escritor, fotógrafo e blogueiro. Nascido em São João del Rey, em 1954, iniciou sua carreira profissional em Brasília, no antigo Diário de Brasília, onde estagiou no departamento de fotografia. Passou pelo Jornal de Brasília, Ultima Hora de Brasília e Correio Braziliense. Mudando para Natal trabalhou nos jornais potiguares com destaque para o semanário Jornal de Natal, onde exerceu a função de repórter especial e editor chefe. Fundou e colocou em circulação 12 jornais municipais e dirigiu a Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Norte (Adjori/RN).

Em 1977 conheceu Eduardo Alexandre quando trabalhava no Diário de Natal. Dunga como é conhecido o jornalista e poeta Eduardo Alexandre, criou e fundou a Galeria do Povo, em 1977, na Praia dos Artistas. Marcus Ottoni integrou-se ao movimento e participou ativamente da Galeria do Povo todos os finais de semana enquanto morou em Natal. Em 1978, regressando à Brasília, implantou a Galeria do Povo no Cruzeiro Novo junto com Paulo Estanislau, dando o ponta pé inicial para a livre manifestação cultural e artística na capital federal, até então garroteada pelo regime militar.

Atualmente Marcus Ottoni atua na rede mundial de computadores como blogueiro e produz livros com temas variados da ficção ao romance, passando pela poesia, crítica social, humor e erotismo. Pai de três filhos: Pablo, Bianca e Antônio Miguel, voltou a morar em Brasília onde participa, junto com Paulo Estanislau, do projeto de resgate da memória cultural do Cruzeiro “Rebeldia dos Excluídos” dando visibilidade ao movimento Galeria do Povo e seu legado cultural e artístico no Distrito Federal. 



  Paulo Estanislau,

Nasceu em Recife, Pernambuco, no dia  09 de outubro do século passado ( XX ). Teve uma infância normal entre Recife, Brasília e Carpina. Anormal só a pobreza, que não era muita mas existia (Essa, tem-se que considerar sempre anormal para que não haja acomodação ou costume). No final de 1973 mudou-se definitivamente para Brasília levando um coração apaixonado. Em 1974 terminou o segundo grau no Centro de Ensino Médio Elefante Branco e em 1975 começou o curso de Administração de Empresas na Faculdade Católica de Ciências Humanas, hoje, Universidade Católica de Brasília. Estudou ainda, Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Educação e Teologia do Brasil – Brasília/DF. 

É poeta, escritor, blogueiro, jornalista e cronista (como entretenimento). Consultor e dirigente da ONG –  Instituto de Desenvolvimento Humano e de Comunicação Povo do Cerrado – Brasília/DF e Consultor e Membro dirigente do Movimento Cultural de Olho na Justiça (MOJUS) faz do movimento social uma das prioridades de militância da sua vida. Já foi militante estudantil, cultural, dirigente partidário e sindical (diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília), empresário, comerciante, juiz arbitral e Juiz Classista Titular do Tribunal Regional do Trabalho (Representante dos trabalhadores).

Em 1978 iniciou sua participação no movimento cultural Galeria do Povo no Cruzeiro, a convite do poeta e escritor Marcus Ottoni, fundador do movimento em Brasília, a partir do projeto do jornalista, escritor e artista visual Alexandre Garcia iniciado em Natal-RN no ano de 1977. Começou daí uma parceria que permanece até os dias de hoje. Em 1980, juntos, escreveram o livreto poético “Poetas do Muro”. Em 2005 fundaram o Tabloide, GAZETA POPULAR DO ENTORNO, uma edição quinzenal. Hoje, juntamente com Marcus Ottoni, desenvolve três projetos concomitantemente: “A rebeldia dos excluídos”, livro que conta a verdadeira história do movimento cultural no Cruzeiro / DF nas décadas de 1970 e 1980, o documentário produzido a partir do livro e o Portal “galeriadopovodf.blogspot.com”. 

É pai de três filhos, Bruno Gouveia de Lima, Filipe Dinato de Lima e Paula Bastos de Lima e avô do Enzo Gouveia e da Sophie Gouveia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário