terça-feira, 7 de julho de 2020

Bárbara Nunes conta a história da destruição de Ilha Bela, usina açucareira do Vale do Ceará Mirim, Rio Grande do Norte

“A usina de Ilha Bela, encravada no coração do Verde Vale de Ceará Mirim já foi marco da opulência da cana de açúcar no final do Império. Pertenceu ao Barão de Ceará Mirim, Manoel Varela do Nascimento e era o símbolo de uma época áurea na província. Todo um complexo canavieiro existiu no lugar que hoje é um cenário de ruína. Sumiram das vistas da sociedade o Clube Social, Ambulatório, Igreja, as casas dos empregados da usina e sepultou-se pelas montanhas de pedras, telhas e tijolos todo uma história com suas ruidosas feiras, alegres partidas de futebol, pastoril, cavalhada, cavalgada, congo de guerra, boi de reis, festas juninas, vaquejadas, festejos de natal e ano novo, novenas no mês de maio e o barulhento carnaval com seus papangus divertindo os mais velhos e assustando a criançada. Tudo virou lembrança e pó”.

A jovem atriz Bárbara Nunes, que mora no município de Ceará Mirim, na região Metropolitana da Capital do Rio Grande do Norte, conta a triste história da destruição de Ilha Bela interpretando “Lamento de Ilha Bela”, um texto de Ana Maria Costa dos Santos. Arte educadora graduada em pedagogia com experiência em teatro, Bárbara Nunes integra como atriz a Cia Mucartes de Teatro em Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte e, além de outros títulos, é recreadora do projeto cultural “Boca do Noite do ator e diretor Múcio Vicente, e membro da Associação Cultural Engenho das Artes.

Assista o vídeo da atriz Bárbara Nunes.



5 comentários:

  1. Conheço bem pois ali morei quando criança e voltei na minha adolescência , lembro de irmos pegar mangas chupar cana de um vizinho que trazia mel pra nós porquê não de um acidente que ali sofremos , a casa em morávamos caiu por cima da gente por pouco não aconteceu um tragédia são lembranças que eu tenha da usina ilha bela bons tempos !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns atores pela lembrança da histórica ilha bela. Fica aqui minha comocao e revolta contra aqueles que a destruíram e tiraram de Ceará Mirim um pedaço de sua história.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... lindo de vê meu vale sendo lembrado

    ResponderExcluir
  4. André Felipe Pignataro8 de julho de 2020 às 21:27

    Parabéns a essa grande artista que é Bárbara Nunes.

    ResponderExcluir